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Biografia de Vygotsky
Formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele apoiou. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia – área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos.
Tinha contato com crianças portadoras de deficiências congênitas. Isso estimulou seu estudo da compreensão dos processos mentais humanos, assunto principal de seu projeto de pesquisa.
Dentre as idéias de Vygotsky, está o pensamento de que as características típicas do ser humano não nascem com o indivíduo, mas resultam da interação dialética do homem e seu meio sócio-cultural. Ao mesmo tempo que o ser humano transforma o seu meio, ele transforma-se a si mesmo. Para o teórico, a cultura é parte constitutiva da natureza humana. Ele considera que a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo é feita através de instrumentos técnicos e os sistemas de signos, a linguagem.
Vygotsky atuou intensamente na área da Educação, contribuindo com estudos sobre o aprendizado e o desenvolvimento.
Em 1925, já sofrendo da tuberculose que o mataria em 1934, publicou A Psicologia da Arte, um estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado.
O saber que não vem da experiência não é realmente saber. (Pensamentos de Vygotsky)
O voluntariado, mais do que as atividades altamente intelectuais, diferenciam o homem dos animais mais próximos dele. (Frases de Vygotsky)
Veja o Artigo Completo em:
Frases de Vygotsky
Veja o Artigo Completo em:
Piaget e Vygotsky
Biografia de Vygotsky
Vejamos abaixo Biografia de Vygotsky
Lev Semenovich Vygotsky
Nasceu a 17 de novembro de 1896 em Orsah, pequena cidade perto de
Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia,
Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições
econômicas, o que permitiu a Lev Semenovich Vygotsky uma formação sólida desde criança. Até os 15 anos foi educado em casa por tutores particulares.
Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas
acabou cursando a faculdade de direito. Formado, voltou a Gomel, na
Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele apoiou.
Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório
de psicologia – área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua
cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade,
tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos.
Em 1924, casa-se com Roza Smekhova. Tiveram duas filhas. Desde
1920 conviveu com a tuberculose. Apesar de sua formação em Direito,
destacou-se à época por suas críticas literárias e análises do
significado histórico e psicológico das obras de Arte, trabalhos que
posteriormente foram incorporados no livro "Psicologia da Arte", escrito
entre 1924 e 1926, incluindo naturalmente a tese de doutorado sobre
Psicologia da Arte, que defendeu em 1925. O seu interesse pela
Psicologia levou-o a uma leitura crítica de toda produção teórica de sua
época, nomeadamente as teorias da "Gestalt", da Psicanálise e o
"Behaviorismo", além das ideias do educador suíço Jean Piaget.
Ao longo de seus textos Lev Semenovich Vygotsky
recorre, freqüentemente a situações extraídas de obras literárias, ele
escreveu aproximadamente 200 trabalhos científicos, cujos temas vão
desde neuropsicológia até criticas literárias, passando por deficiência,
linguagem, psicolgia, educação e questões teoricas e metodologicas
relativas às ciências humanas.
Entre os seus trabalhos de campo incluem-se visitas às
populações camponesas isoladas de seu país, fazendo testes
neuropsicológicos entre as aldeias nômades do Uzbequistão e do
Quirguistão (Ásia Central), antes e depois do realinhamento cultural e
sócio-econômico da revolução socialista, que incluía alfabetização,
cursos rápidos de novas tecnologias, organização de brigadas, fazendas
coletivas e outros, como descreve Alexander Luria em seu ensaio sobre
diferenças culturais e o pensamento (Vigotskii et al., 1988).
A experiência vivida na formação de professores levou-o ao
estudo dos distúrbios de aprendizagem e de linguagem, das diversas
formas de deficiências congênitas e adquiridas, a exemplo da afasia.
Complementando a sua formação para estudo da etiologia de tais
distúrbios, graduou-se em Medicina retomando o curso iniciado e
substituído por Direito em Moscou e retomado e concluído em Kharkov. O
seu interesse em Medicina estava associado à manutenção do grupo de
pesquisa ("troika") de neuropsicologia com Alexander Luria e Alexei
Nikolaievich Leontiev. As suas principais contribuições à defectologia
estão reunidas no livro "Psicologia Pedagógica".
Graças a uma conferência proferida no "II Congresso de
Psicologia" em Lenigrado, foi convidado a trabalhar no Instituto de
Psicologia de Moscou. O seu interesse simultâneo pelas funções mentais
superiores, cultura, linguagem e processos orgânicos cerebrais
pesquisados por neurofisiologistas russos com quem conviveu,
especialmente Luria e Leotiev, em diversas contribuições no "Instituto
de Deficiências de Moscou", na direção do departamento de Educação
(especial) de Narcompros, entre outros institutos, além das publicações
sobre o tema, encontram-se reunidos na obra "A Formação Social da
Mente", onde aborda os problemas da gênese dos processos psicológicos
tipicamente humanos, analisando-os desde a infância à luz do seu
contexto histórico-cultural.
Devido a vários fatores, inclusive a tensão política entre os
Estados Unidos e a União Soviética após a última guerra, o trabalho de Lev Semenovich Vygotsky
permaneceu desconhecido a grande parte do mundo ocidental durante
décadas. Quando a Guerra Fria acabou, este incrível patrimônio de
conhecimento deixado por Lev Semenovich Vygotsky começou a ser revelado. O nome de Lev Semenovich Vygotsky hoje dificilmente deixa de aparecer em qualquer discussão séria sobre processos de aprendizado.
Lev Semenovich Vygotsky Pensador importante
em sua área, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual
das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de
vida. Faleceu em Moscou, em 11 de junho de 1934, vítima de tuberculose,
doença com que conviveu durante quatorze anos.
Biografia de Vygotsky Resumida
Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia (e que só se tornou independente em 1991, com a desintegração da União Soviética, adotando o nome de Belarus). Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotsky uma formação sólida desde criança. Ele teve um tutor particular até entrar no curso secundário e se dedicou desde cedo a muitas leituras. Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito.Formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele apoiou. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia – área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos.
Tinha contato com crianças portadoras de deficiências congênitas. Isso estimulou seu estudo da compreensão dos processos mentais humanos, assunto principal de seu projeto de pesquisa.
Dentre as idéias de Vygotsky, está o pensamento de que as características típicas do ser humano não nascem com o indivíduo, mas resultam da interação dialética do homem e seu meio sócio-cultural. Ao mesmo tempo que o ser humano transforma o seu meio, ele transforma-se a si mesmo. Para o teórico, a cultura é parte constitutiva da natureza humana. Ele considera que a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo é feita através de instrumentos técnicos e os sistemas de signos, a linguagem.
Vygotsky atuou intensamente na área da Educação, contribuindo com estudos sobre o aprendizado e o desenvolvimento.
Em 1925, já sofrendo da tuberculose que o mataria em 1934, publicou A Psicologia da Arte, um estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado.
Frases de Vygotsky
Através dos outros, nos tornamos nós mesmos. (Frases de Vygotsky)O saber que não vem da experiência não é realmente saber. (Pensamentos de Vygotsky)
O voluntariado, mais do que as atividades altamente intelectuais, diferenciam o homem dos animais mais próximos dele. (Frases de Vygotsky)
Veja o Artigo Completo em:
Frases de Vygotsky
Piaget e Vygotsky
A visão naturalista de Freud da mente contradiz com a visão socio-histórica de Vygotski. Para Vygotsky, cultura não regula processos naturais, simplesmente substitui os processos elementares e o conteúdo total dos fenômenos psicológicos. Processos culturais e produtos constituem processos mentais...Veja o Artigo Completo em:
Piaget e Vygotsky
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